Artigo: Comércio exterior do Brasil de US$ 1 Trilhão – É possível?

Artigo: Comércio exterior do Brasil de US$ 1 Trilhão – É possível?

Artigo: Comércio exterior do Brasil de US$ 1 Trilhão – É possível?

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Temos ouvido de muitas autoridades públicas o desejo de que o Brasil aumente sua corrente de comércio com o exterior atingindo US$ 1,0 trilhão em 10 (anos). Para analisar esta possibilidade vamos à realidade fática.

No ano de 2023, tivemos uma corrente de comércio de US$ 580 bilhões, com US$ 340 bilhões de Exportações e US$ 240 bilhões de Importações, gerando um saldo positico da ordem de US$ 100 bilhões.

Belos números! Porém, o que está por trás deles?

Para materializar este comércio em 2023, foram movimentados em nossa infraestrutura logística cerca de 970 MT, sendo 800 MT no fluxo das exportações e 170 MT nas importações. Nossas relações de troca, que não se alteram há 10 (dez) anos, se situam em 4:1 – ou seja, dado o valor médio de nosso produto (US$ 425/t) , precisamos exportar cerca de 4 dólares para cada dólar de importação.

A pauta de exportações se concentra em 3 (três) grupos de produtos: minério de ferro (47%), petróleo e derivados (13%) e grãos (soja, milho e farelo – 23%) totalizam 82% do fluxo exportador.

As ferrovias, cuja carga se concentra em minério de ferro (72% dos 530,7 MT movimentados em 2023), contribuiram decisivamente para o fluxo exportador, mesmo transportando apenas 25% da safra de grãos (320 MT). Portanto, um grande volume de carga advindos das exportações e importações são movimentados por rodovias, modal sabidamente mais caro.

Nossa infraestrutura logística é pequena, ineficiente e cara. Fatores como Matriz de Transportes concentrada em rodovias, malha ferroviária explorada na forma de monopólio e investimentos insuficientes em infraestutura, formam um cenário de difícil superação no curto e médio prazo. Como pano de fundo deste cenário, mais de 60% das rodovias estão em estado regular, ruim e péssimo; somente 40% das ferrovias estão em plena operação; as hodrovias ainda vão se tornar operacionais e a cabatogem ainda está no mesmo patamar dos últimos anos.

Bilhões de reais, de forma contínua e permanente precisam ser investidos para melhorar a atual condição da infraestrutura logística e outros bilhões para expandir sua capacidade. Parcerias com o setor privado são absolutamente necessárias com modelos atrativos de negócios para viabilizar a tão desejada redução de custo e aumento de competitividade.

E o US$ 1,0 trilhão, é possível?

Mantendo as atuais relações de troca com exterior, para atingir uma corrente de comércio deste porte, o Brasil necessita:

  • Exportar US$ 600 bilhões, equivalente a um fluxo físico de 1,4 BTU/ano de produtos;
  • Importar US$ 400 bilhões, equivalente a um fluxo físico de 300 MTU/ano de produtos;
  • Movimentar 1,7 BTU/ano de produtos na infraestrutura logística interna;
  • Aumentar a produção interna e a capacidade de transporte voltada para o comércio exterior em 730 MTU/ano, ou seja, mais 75% dos níveis atuais.

Por outro lado, para atingir esses volumes de movimentação, em 10 anos, teríamos que viabilizar os seguintes impactos na logística interna:

  • Aumentar a capacidade de transporte ferroviária em 300 MT, equivalente a implantar 6 (seis) projetos do tamanho da Ferrogrão;
  • Aumentar a capacidade de movimentação nos portos em 700 MT, equivalente a construir 4 (quatro) Porto de Santos;
  • Aumentar a oferta de capacidade rodoviária em 420 MT, equivalente a implantar 55 mil km, com duplicações, extensões e novas vias;
  • Produzir uma safra de 575 MT, equivalente a agregar 60 milhões de ha à atual área plantada;
  • Investir R$ 410 bi em logística terrestre, sendo R$ 275 bi em Rodovias e R$ 135 bi em Ferrovias.

E agora, o que acha?

É possível o Brasil alcançar uma corrente de comércio exterior de US$ 1,0 trilhão em 10 anos?

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