A ANTT quer ouvir você: como os dados podem transformar o transporte no Brasil?

Contribuições podem ser enviadas entre os dias 28/10 e 22/11, por meio do Sistema Publicado

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de abrir as portas para a participação social na criação de seu Plano de Dados Abertos para o biênio 2025/2027. Com a Tomada de Subsídios nº 5/2024, publicada nesta quarta-feira (16/10) no Diário Oficial da União (D.O.U), a Agência está chamando a sociedade para opinar sobre quais bases de dados são mais importantes e como elas podem ser usadas para melhorar a vida de todos. Se você tem ideias sobre como as informações da ANTT podem ser mais úteis e acessíveis, agora é a hora de falar.

Entre os dias 28 de outubro e 22 de novembro, qualquer pessoa pode enviar sugestões por meio do sistema ParticipANTT. Se você nunca ouviu falar dele, não se preocupe: a ANTT preparou um tutorial fácil de seguir, mostrando passo a passo como você pode contribuir.

>>> Acesse aqui para contribuir <<<

Por que isso é importante?

O Plano de Dados Abertos é um documento importante e estratégico que define quais informações a ANTT vai disponibilizar ao público, garantindo que todos tenham acesso a dados que podem fazer a diferença, seja para fiscalizar, pesquisar ou até criar inovações, cumprindo sua responsabilidade com a transparência. Esses planos são renovados a cada dois anos, sempre com a ideia de tornar as informações públicas mais úteis e acessíveis a todos os públicos.

De grandes empresas de transporte a pequenos desenvolvedores de aplicativos, passando por cidadãos comuns e pesquisadores, além dos usuários, todos podem se beneficiar desses dados. Quer saber mais sobre concessões rodoviárias, tarifas de pedágio, transporte ferroviário, transporte de cargas e passageiros ou outros temas relacionados à atuação da ANTT? Esse é o momento para garantir que as informações de que você precisa estarão ao seu alcance.

Como participar?

É simples: entre no ParticipANTT, dê a sua opinião e ajude a moldar o futuro dos dados abertos no Brasil. A ANTT quer saber o que você acha importante. Para facilitar, o site oferece tutoriais em vídeo e um passo a passo que explica como fazer sua contribuição.

Além disso, se você quiser entender o que já foi feito, pode acessar o histórico dos Planos de Dados Abertos anteriores e conferir as bases de dados que a ANTT já disponibilizou. Essa transparência é uma oportunidade única para acompanhar a evolução das políticas públicas e garantir que a agência atenda às reais necessidades da sociedade.

Fonte: ANTT

Compartilhar