TUPs do Porto do Açu, em São João, RJ, vão receber 1,6 bilhões do PIL

TUPs do Porto do Açu, em São João, RJ, vão receber 1,6 bilhões do PIL

TUPs do Porto do Açu, em São João, RJ, vão receber 1,6 bilhões do PIL

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Ao todo são quatro terminais que estão sendo construídos na região. Programa do Governo Federal envolve investimentos de R$ 198 bilhões.

Com o lançamento do Programa de Investimento em Logística (PIL), do Governo Federal, que envolve investimentos de R$ 198 bilhões de reais, a serem feitos pela iniciativa privada e por parcerias público-privadas, serão destinados R$ 37,4 bilhões de reais para a etapa de concessões portuárias. Além disso, o projeto inclui 50 novos arrendamentos (R$ 11,9 bilhões), 63 novas autorizações para Terminais de Uso Privado -TUPs (R$ 14,7 bilhões) e renovações antecipadas de arrendamentos (R$ 10,8 bilhões).

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Em São João da Barra, no Norte Fluminense, quatro terminais, instalados no Complexo Porto do Açu, serão beneficiados com o projeto. Juntos os investimentos para os TUPs serão de cerca de R$ 1,6 bilhões. Em relação aos investimentos portuários, para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo estão previstos o valor de R$ 11,9 bilhões na autorização de 26 TUPs.

 

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O Porto do Açu é um complexo portuário desenvolvido pela Prumo que reúne diversos TUPs, dedicados a variadas atividades e vinculados a distintos empreendedores. Pela legislação vigente, cada Terminal deve obter uma autorização perante a ANTAQ/SEP, bem como aos demais órgãos reguladores, dependendo da atividade.

Nos terminais mencionados no PIL, a Prumo detém participação na Porto do Açu Operações S.A (subsidiária da Prumo), que receberá R$ 321,34 milhões em investimentos e na NFX (joint-venture entre a BP e Prumo), que vai receber R$ 54,06 milhões.

O desenvolvimento de terminais no Porto do Açu traz uma série de benefícios para a região, como o aumento na arrecadação de impostos. Somente em São João da Barra, a arrecadação saltou mais de 7.500% desde 2005, quando registrou arrecadação de cerca de R$ 750 mil. Já em 2014, alcançou um valor superior a R$ 67 milhões, com o porto já operacional.

Em relação à Porto do Açu Operações S.A, a Prumo possui autorização perante à ANTAQ/SEP para a movimentação de carga sólida e carga múltipla no Terminal Multicargas (TMULT). As obras de construção deste terminal estão em estágio avançado. Recentemente, a Porto do Açu Operações protocolou junto à ANTAQ/SEP um pedido de acréscimo de perfil de carga, incluindo autorização para movimentar carga líquida/gasosa e conteinerizada.

Para a operação deste terminal, prevista para acontecer ainda este ano, a Prumo já contratou 33 pessoas que se formaram no curso de qualificação profissional, desenvolvido pela empresa em parceria com o Instituto de Capacitação Técnica Profissional – Incatep. O curso de operador portuário formou 80 pessoas este ano. Até o fim do ano haverá novas contratações.

Sobre a NFX, esta empresa apresentou pedido de autorização junto à ANTAQ/SEP para a construção de um terminal voltado à comercialização de combustíveis marítimos e aguarda deliberação da ANTAQ/SEP. Neste terminal, a previsão é que sejam gerados 500 empregos na operação.
As TUPs Brasil Port Logística Offshore e Estaleiro Naval Ltda, que vai receber R$ 610,06 milhões em investimentos, e OSX Construção Naval, que serão investidos R$ 606 milhões, ainda não começaram a operar no Porto do Açu. A previsão é que os terminais operem já no primeiro semestre do ano que vem.

Na Brasil Port Logística Offshore e Estaleiro Naval Ltda será realizado movimentação das cargas utilizadas  pela indústria offshroe de Óleo & Gás, provenientes das operadoras dos blocos offshore e/ou seus  fornecedores, que em linha geral são classificadas como : carga geral, equipamentos, graneis líquidos (ex: fluídos de perfuração e completação), graneis sólidos (ex: cimento, darita, baritina), rancho, resíduo, riser, tubos, diesel e lubrificantes. A estimativa anual de movimentação de cargas a serem  movimentadas nas instalações portuárias da Brasil Port é de: 403.000 toneladas de carga geral e 196.000 m3 de granel.

O terminal da OSX Construção Naval está sendo construído em parceria com a Hyundai Heavy Industries, líder mundial em construção naval. Com área total de 3,2 milhões de m², o empreendimento terá tecnologia de última geração e capacidade para integrar até 11 FPSOs e 8 WHPs simultaneamente. Entre as vantagens competitivas da localização do empreendimento estão a integração com as indústrias que farão parte do Complexo e a proximidade com a Bacia de Campos dos Goytacazes – responsável por cerca de 80% da produção brasileira de petróleo –, a apenas 150 km.

O foco da OSX Construção Naval são embarcações de alto valor agregado, contemplando o processo, produção, montagem e integração de cascos, assim como a fabricação de módulos topside, para unidades offshore como: unidades de produção armazenamento e transferência de óleo e gás (FPSO), plataformas de produção fixas e flutuantes, navios-sonda, navios-tanque, navio lançador de linhas submarinas flexíveis (PLSV), com ênfase em eficiência operacional e tecnologia de ponta.

“Estou muito satisfeito. O programa é bastante abrangente e esses investimentos vão posicionar o Rio de Janeiro numa plataforma de logística de competitividade internacional.  Esses investimentos representam um grande avanço para o desenvolvimento do país”, afirmou o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.
Fonte:G1

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