Secretaria de Portos tem novo ministro após reforma do governo

Secretaria de Portos tem novo ministro após reforma do governo

Secretaria de Portos tem novo ministro após reforma do governo

Notícias

Após o anúncio da reforma ministerial, nesta sexta-feira (2), pela presidente Dilma Rousseff, a SEP (Secretaria de Portos) foi a única pasta do setor de transporte a sofrer alterações. No lugar de Edinho Araújo, entra o ministro Helder Barbalho, que até então ocupava a cadeira da Pesca.

Tanto a SAC (Secretaria de Aviação Civil) quanto o Ministério dos Transportes tiveram seus ministros mantidos pela chefe de governo: permanecem Eliseu Padilha e Antônio Carlos Rodrigues. Com a medida, o governo descartou a possibilidade de criar o Ministério da Infraestrutura, que reuniria diversos órgãos do transporte.

O ministro da SAC falou sobre as prioridades da pasta nesse novo processo de reestruturação da máquina pública. Entre elas estão: manter a operacionalidade dos aeroportos sob administração da Infraero, melhorar a qualidade dos aeroportos concedidos e concluir a concessão dos terminais de Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.

“Nós não temos medo da flutuação do mercado. Temos certeza de que os leilões dos aeroportos serão bem-sucedidos. Mas é impossível que as concessões sejam feitas ainda este ano. O processo exige ao menos um ano e foi iniciado em junho. O pregão deve ocorrer no final do primeiro semestre”, afirmou Eliseu Padilha.

Medidas

A mudança na Secretaria de Portos faz parte de um amplo pacote de enxugamento dos gastos públicos. Entre as medidas anunciadas por Dilma Rousseff estão a criação da Comissão Permanente da Reforma do Estado, o corte de oito ministérios, passando de 39 para 31 pastas, a extinção de 3.000 cargos comissionados, a eliminação de 30 secretarias ligadas a ministérios, a redução de 10% nos salários da presidente, vice e ministros e corte de até 20% nos gastos de custeio.

A pasta de Assuntos Estratégicos foi extinta. Relações Institucionais, Secretaria Geral, Gabinete de Segurança Institucional, Micro e Pequena Empresa foram incorporadas ao novo ministério intitulado Secretaria de Governo. Pesca foi incorporada à Agricultura; Previdência e Trabalho se fundiram em um único ministério, assim como Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A presidente também anunciou imposição de limite de gastos com telefone, passagens, diárias, água e energia aos ministérios, revisão de contratos de serviços terceirizados e de aluguel do governo, revisão do uso do patrimônio público e dos imóveis da União e criação de uma central de transporte por pasta para reduzir a frota de veículos e otimizá-la.

Segundo Dilma Rousseff, essas iniciativas contribuem para que o país saia mais rapidamente da crise. “Essa reforma vai nos ajudar a efetivar as medidas já tomadas para o reequilíbrio fiscal e aquelas que estão em andamento. Também vai propiciar o controle da inflação e consolidar a estabilidade macroeconômica, aumentando a confiança na economia”, afirmou durante o anúncio no Palácio do Planalto.

Para ela, ao alterar alguns dos dirigentes dos ministérios, o governo torna a coalizão mais equilibrada, fortalecendo as relações com os partidos e parlamentares. “Trata-se de articulação política para construir um ambiente de diálogo, de coesão parlamentar. O governo de coalizão precisa de apoio do Congresso Nacional”, disse.

Novos ministros

– Casa Civil: Jaques Wagner

– Ciência e Tecnologia: Celso Pansera

– Comunicações: André Figueiredo

– Defesa: Aldo Rebelo

– Educação: Aloizio Mercadante

– Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos: Nilma Lino Gomes

– Portos: Helder Barbalho

– Saúde: Marcelo Castro

– Secretaria de Governo: Ricardo Berzoini

– Trabalho e Previdência: Miguel Rossetto

 

Fonte: Agência CNT de notícias

Posts Relacionados

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

27/01/2023

Notícias

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

🗓️ Confira as datas: 27 de Fevereiro | Abertura e Premiação | Presencial | B3 28 de Fevereiro | Conferência | Presencial | Centro de Convenções Frei Caneca 🚨Informações https://lnkd.in/dnytsxEc

Saiba mais
Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

27/01/2023

Notícias

Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

Após o período de testes e ajustes nos equipamentos, cobrança efetiva deve acontecer a partir de março A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR RioSP, concessionária responsável pela BR-116/101/RJ/SP, iniciam, […]

Saiba mais
ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

23/01/2023

Notícias

ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

A sessão pública acontece dia 13/2   AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Deliberação nº 3 que comunica a realização da Audiência Pública nº 2/2023 sobre a proposta de revisão e atualização da […]

Saiba mais