Porto do Açu já recebeu R$ 7,6 bilhões em investimentos

Porto do Açu já recebeu R$ 7,6 bilhões em investimentos

Porto do Açu já recebeu R$ 7,6 bilhões em investimentos

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Em foram investidos R$ 1,9 bilhão no Porto do Açu. Somando o investimento realizado desde 2007, já foram aplicados R$ 7,6 bilhões no empreendimento. Deste montante, R$ 4,9 bilhões foram investidos pela Porto do Açu Operações (subsidiária da Prumo Logística), e R$ 2,7 bilhões pela Ferroport (joint venture formada pela Prumo e a Anglo American) e pela Anglo American.
Os valores não contabilizam os juros capitalizados. Quando consideramos os investimentos de R$ 2,7 bilhões anunciados pelos clientes que estão se instalando no Porto do Açu, este valor alcança R$ 10,3 bilhões.
Do total de R$ 1,9 bilhão investidos em 2014, R$ 1,41 bilhão foram aplicados nas obras do Terminal 2 (T2), como o quebra-mar, dragagem do canal, construção do cais e do Terminal Multicargas. Outros R$ 690,5 milhões foram investidos no desenvolvimento do projeto de minério de ferro, localizado no Terminal 1 (T1), incluindo quebra-mar, dragagem, Linha de Transmissão, entre outros.
No ano, a Prumo apresentou receita líquida de R$ 144,5 milhões. O incremento verificado em relação a 2013, quando a receita líquida foi de R$ 56 milhões, refere-se principalmente aos novos contratos assinados ao longo de 2014 e ao início das operações da Ferroport com movimentação de minério de ferro.
A Companhia fechou o ano com um saldo em caixa e equivalentes de R$ 646,7 milhões e com endividamento de R$ 3,2 bilhões, incluindo os juros e atualização monetária. O prejuízo líquido em 2014 foi de R$ 47,6 milhões, contra R$ 135,8 milhões em 2013.
O ano foi marcado pelo início das operações do Porto do Açu. No T1, o carregamento do primeiro navio, com 80 mil toneladas de minério, aconteceu em outubro. Em 2014 foram embarcadas aproximadamente 240 mil toneladas de minério (três navios com 80 mil toneladas). Até agora, o terminal já recebeu 13 navios graneleiros.
O T2 também entrou em operação com o início das atividades de movimentação de carga dos nossos clientes localizados à margem do canal. A primeira operação aconteceu em novembro de 2014, quando um navio, vindo da China, atracou no cais da fábrica da NOV transportando um guindaste de 520 toneladas. Desde então, o T2 já recebeu cinco navios.

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