Novo modelo de financiamento de concessões permite desenvolvimento da infraestrutura
Notícias
Em artigo publicado no jornal Valor Econômico, o secretário para Articulação de Investimentos e Parcerias do PPI, Marcelo Allain, destacou as novas diretrizes estabelecidas para o financiamento de concessões de infraestrutura.
O modelo aprovado pelo PPI terá redução da participação de linhas subsidiadas, maior utilização de instrumentos de mercado de capitais e ampliação das fontes de financiamentos.
Para o secretário, as novas diretrizes estão mais próximas do padrão internacional e possibilitam incrementar fontes potenciais de financiamento de longo prazo, o que aumentará interesse de participantes nos leilões.
Outro ponto importante, na visão de Allain, é o nível de maturação dos projetos, que deve ser alto.
Como inteligência do setor de infraestrutura e transportes, a EPL realiza estudos para que os projetos sejam cada vez mais completos e adequados ao novo momento do país, inclusive com a realização de estudos ambientais para garantir o prévio licenciamento das obras previstas.
“Estas amplas mudanças em andamento na governança das concessões e em seu modelo de financiamento permitirão novos ares no desenvolvimento da infraestrutura que o Brasil tanto precisa”, finaliza o secretário.
Fonte: Valor Econômico