Log-In e Mercosul Line fecham parceria em rota de cabotagem
Notícias
A Log-In Logística Intermodal, armador especializado no transporte doméstico (cabotagem) regular de contêineres, anunciou ontem um acordo de operação compartilhada de longo prazo com a concorrente Mercosul Line no serviço de navegação costeira “Atlântico Sul”, que liga os portos do Mercosul às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.
Segundo a Log-In informou ao mercado, o acordo contará com quatro navios em operação, sendo três da empresa e um da Mercosul Line – companhia de navegação da gigante mundial Maersk, especializada no longo curso.
Cada uma terá o direito de comercializar a capacidade proporcional ao porte de seus navios empregados no consórcio, sendo responsável pelos custos incorridos com seus respectivos navios.
O serviço Atlântico Sul tem viagem completa de 28 dias e frequência semanal. Segundo a empresa, o novo modelo “permitirá à Log-In oferecer ao mercado maior flexibilidade operacional e otimização de custos no trade”.
A nova operação compartilhada segue os mesmos moldes do projeto de 2010, em que ambos armadores celebraram um acordo no serviço Amazonas. O novo acordo começará a operar em fase de testes e atingirá a regularidade até o fim deste mês.
Mesmo diante da crise econômica, a cabotagem vem crescendo. Na Log-In os volumes aumentaram 4% em 2015 na comparação anual, para 149 mil Teus (contêiner padrão de 20 pés). O modal representa 9,6% da matriz brasileira de transporte, o que demonstra o potencial de crescimento.
Fonte – Valor Econômico