Governo tenta evitar greve de caminhoneiros

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Governo tenta evitar greve de caminhoneiros

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Movimentos nas estradas serão monitoradas a partir de sábado, e Polícia Rodoviária Federal poderá agir.

BRASÍLIA E RIO – O governo federal está agindo para minimizar a ameaça de nova greve dos caminhoneiros, a partir da próxima segunda-feira, dia 9, como antecipou o colunista do GLOBO Ilimar Franco. A cúpula do governo federal se reuniu na terça-feira para tratar do tema e concluiu que se trata de um movimento político, diferentemente da paralisação realizada em fevereiro, em que havia uma pauta de reivindicações mais clara.

No Palácio do Planalto, a avaliação é que a mobilização para que haja greve dos caminhoneiros não configura um movimento oficial da categoria. Trata-se de um movimento levado a cabo por grupos de oposição à presidente Dilma Rousseff. O governo está monitorando a situação. A preocupação é que haja problemas de abastecimento no país.

Interlocutores de Dilma estão em contato com representantes dos caminhoneiros, que não assumem esse movimento como da categoria. Desde o início do ano, os caminhoneiros abriram um canal de diálogo com o governo para negociar suas demandas. Mas, neste momento, não existe uma câmara de negociação com o intuito de evitar a greve.

CONVOCAÇÃO POR REDE SOCIAL

Na terça-feira, os ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo), Jaques Wagner (Casa Civil) e Miguel Rossetto (Trabalho e Previdência) se reuniram para avaliar a situação. Dilma ouviu Berzoini e Wagner sobre a ameaça de greve e acionou o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) para acompanhar o movimento, por meio da Polícia Rodoviária Federal.

A partir de sábado, serão acompanhadas movimentações para identificar potenciais ameaças de fechamento de rodovias federais. Se isso acontecer, a Polícia Rodoviária Federal vai agir.

Quem está convocando a greve para a próxima segunda-feira é o Comando Nacional do Transporte (CNT), movimento que surgiu na internet e que não tem personalidade jurídica. A página no Facebook foi criada em dezembro de 2014 pelo caminhoneiro autônomo Ivar Luiz Schmidt.

Ele decidiu usar as redes sociais para, segundo ele, representar direitos de caminhoneiros que não se sentiam representados por sindicatos tradicionais. São 26 mil seguidores no Facebook e 5.500 participantes em 58 grupos de whatsapp.

Schmidt diz que o movimento é apartidário, mas admite o cunho político.

— Ela (a presidente Dilma Rousseff) não atendeu a reivindicações que fizemos há oito meses. Nossa reivindicação número um é a renúncia da presidente — disse, referindo-se às negociações durante a greve que ocorreu em fevereiro, que durou cinco dias e que foi liderada pelo Comando.

NOTA DE REPÚDIO

Além do pleito para redução do diesel e da prorrogação das condições financeiras do Procaminhoneiro, programa de financiamento de caminhões do BNDES, Schmidt quer que o governo arque com os custos de um novo sistema de monitoramento dos caminhões.

Segundo ele, a partir de 16 de novembro, os caminhões serão obrigados a ter um tag que permite o acompanhamento do trajeto dos veículos e o envio de dados para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O dispositivo, diz Schmidt, terá um custo de R$ 250 para o caminhoneiro, além de cerca de R$ 350 por ano que terão de ser pagos a sindicatos, a título de taxa de serviço para o envio dos dados para a agência.
Sindicatos já se manifestaram contra a paralisação. Em nota, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos disse que repudia “qualquer mobilização que se utilize da boa-fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país e pressionar o governo em prol de interesses políticos ou particulares“.

Nelio Botelho, presidente do Movimento União Brasil Caminhoneiro, ao qual estão vinculados 107 sindicatos da categoria, também disse que não vai aderir à paralisação. Em fevereiro o movimento apoiou o Comando.

— Não apoiamos a greve agora. É um movimento político.

 

Fonte: O Globo

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