Comércio no AM aponta crescimento com Ferrovia Transoceânica na região

Comércio no AM aponta crescimento com Ferrovia Transoceânica na região

Comércio no AM aponta crescimento com Ferrovia Transoceânica na região

Notícias

O projeto da Ferrovia Transoceânica, que irá cruzar os estados do Amazonas, Acre, Goiás, Tocantins, Rondônia e Mato Grosso até o Peru, foi tema de um encontro entre o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio), José Tadros, o presidente da Rede Amazônica, jornalista Phelippe Daou, e o diretor da TV Amazon Sat, Phelippe Daou Jr.. O escoamento da produção e a redução do valor de frete a partir da ferrovia foram alguns dos benefícios apontados durante almoço na tarde desta quarta-feira (1º).

Avaliada em R$ 40 bilhões, a ferrovia sai do Rio de Janeiro e termina no Peru. Pensado com o objetivo de aumentar os negócios da América Latina com a China, o projeto da Transoceânica deve facilitar o acesso à produção brasileira, principalmente de soja.

De acordo com o governador Confúcio Moura, a construção do projeto viabiliza um grande crescimento no âmbito de exportação para estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

“Essa ferrovia interessa muito a toda Região Norte, especialmente à Amazônia Ocidental. Embora não passe aqui, interessa muito a Manaus também. Todo o escoamento da produção dos produtos industrializados da Zona Franca de Manaus sai por aviões, que é um transporte caríssimo. Mas, com a ferrovia, a mercadoria poderá ser levada a qualquer destino, tanto para o miolo do brasil, quanto para o exterior”, disse.

Para o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), a Transoceânica será fundamental para o desenvolvimento comercial de estados como Roraima, que poderá escoar produções para o Amazonas.

“Com tudo isso, nós teremos um país em desenvolvimento que nos permite ter a segurança de que a Amazônia sempre será nossa, e que o sistema das relações de troca que abre o Brasil para o resto do mundo nos transformará em uma economia desenvolvida”, disse Tadros.

Ainda segundo Confúcio Moura, o governador do Mato Grosso, Pedro Taques, deverá elaborar pauta sobre a ferrovia para ser apresentada, em audiência, à presidente Dilma Rouseff.

Os próximos passos de elaboração do projeto incluem os estudos socioambientais, que serão feitos pelo governo chinês com delegação brasileira, e a preparação de leis reguladoras para acelerar o andamento do projeto.

A Ferrovia

No dia 8 de junho de 2015, foi assinado um protocolo de intenções em prol da Ferrovia Transoceânica no município de Ji-Paraná (RO), pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, do Acre Tião Viana, e de Rondônia, Confúcio Moura.

O protocolo é resultado de uma parceria estratégica firmada entre os dois países e os 35 acordos assinados pela presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang. Um deles prevê o estudo de viabilidade de implantação da Ferrovia Transoceânica.

A ferrovia tem um trecho estimado de 3,5 mil quilômetros de extensão e um investimento previsto com base no custo de construção e material rodante de outras ferrovias brasileiras. O valor estimado é de R$40 bilhões.

A transoceânica deve ser construída paralelamente à BR-364 e será utilizada no escoamento de produção com destino ao país asiático.
Fonte – G1

Posts Relacionados

ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete

07/06/2023

Notícias

ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete

Variação negativa nos valores ocorre após retração acumulada no preço do Diesel S10 de -5,49% A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6/6), a […]

Saiba mais
ANUT realiza reunião sobre projeto da Ferroeste

07/06/2023

Notícias

ANUT realiza reunião sobre projeto da Ferroeste

Foi realizada ontem (06/junho) uma reunião entre a Executiva ANUT e FIEP para apresentação do projeto da Ferroeste.

Saiba mais
ANUT faz reunião com VALE/VLI

26/05/2023

Notícias

ANUT faz reunião com VALE/VLI

Executivos ANUT e diversos associados fizeram hoje (26/maio) reunião com a VALE sobre Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Saiba mais