Caminhoneiros querem reunião com ministro para discutir reivindicações

Caminhoneiros querem reunião com ministro para discutir reivindicações

Caminhoneiros querem reunião com ministro para discutir reivindicações

Notícias

Os caminhoneiros que estão concentrados no Distrito Federal afirmam ter solicitado uma reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para tentar algum acordo com o governo e dar fim à paralisação.Deputados se reuniram com uma comissão de caminhoneiros na última terça para elaborar uma pauta de reivindicações da categoria.

O grupo deu início a um protesto há duas semanas contra a alta do diesel, o valor dos pedágios e a redução do preço do frete e, desde então, montou uma série de bloqueios em diversas rodovias brasileiras. Cerca de 50 caminhoneiros chegaram a Brasília na última terça(03) para tentar dialogar com o governo. Eles se concentraram no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.

“O governo está radicalizando, não avança, não conversa. Temos que pelo menos tentar intermediar essa conversa com a categoria para tentar resolver o problema deles.”

Valdir Colatto -Deputado PMDB-SC

O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) afirmou  que os parlamentares marcaram um encontro entre Rossetto e a categoria para última terça(03), mas os caminhoneiros não foram recebidos pelo ministro. Ele afirmou que alguns colegas levantaram a proposta de trancar a pauta de votação da Câmara dos Deputados enquanto não resolver o problema.

“Acho que a maioria dos deputados está apoiando a causa para buscar uma solução”, disse. “O governo está radicalizando, não avança, não conversa. Temos que pelo menos tentar intermediar essa conversa com a categoria para tentar resolver o problema deles.”

Uma nova reunião entre parlamentares e a categoria ocorre nesta quarta para saber sobre o posicionamento do ministro sobre o encontro. “Se não houver retorno, a previsão é que a comissão vá até o gabinete do ministro”, disse. “Eu acho que se o governo tiver um pouco de juízo eles vão recebê-los e dar uma posição definitiva. Está todo mundo sem saber o que fazer. Os caminhoneiros têm que decidir se continuam a greve ou não, e o governo tem que dar uma posição final.”

Integrantes da comissão, o caminhoneiro Gilberto Bandeloff afirmou que o grupo está esperançoso em se reunir com o ministro. “Na nossa opinião ele vai receber nossa pauta. Dando uma resposta favorável para a gente, a nossa intenção é voltar a trabalhar o mais cedo possível”, disse. “Temos compromissos, as contas estão chegando, estamos mais de 15 dias parados sem receber nada, mas se não fizermos nada é melhor ficar parado.”

Bandeloff afirmou que, se não houver acordo com o governo, a previsão é que a categoria volte a bloquear as estradas. “Daqui a pouco vamos desaparecer do mercado. Quase tudo que é transportado depende do caminhão e não conseguimos mais trabalhar”, disse. “Se não houver acordo, a gente vai voltar para casa e vamos fazer o bloqueio nas estradas, e dessa vez vai ser maior.”

Lei dos caminhoneiros

Em ato reservado no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta segunda-feira (2) sem veto a Lei dos Caminhoneiros. O texto foi aprovado pela Câmara em 11 de fevereiro e estabelece regras para o exercício da profissão de motorista. O ato faz parte de acordo entre governo e caminhoneiros para o desbloqueio de rodovias no país.

Entre os destaques estão o pedágio gratuito por eixo suspenso para caminhões vazios, perdão das multas por excesso de peso dos caminhões recebidas nos últimos dois anos, exigência de exames toxicológicos na admissão e desligamento, ampliação dos pontos de parada para caminhoneiros e possibilidade de trabalhar 12 horas seguidas, sendo quatro extraordinárias, desde que previsto em acordo coletivo.

Posts Relacionados

ANUT faz reunião com VALE/VLI

26/05/2023

Notícias

ANUT faz reunião com VALE/VLI

Executivos ANUT e diversos associados fizeram hoje (26/maio) reunião com a VALE sobre Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Saiba mais
ANUT realiza reunião com DNIT

25/05/2023

Notícias

ANUT realiza reunião com DNIT

Foi realizada hoje (25/maio) reunião com DNIT para tratar da BR 381/MG, dado o precário estado geral da via e a proximidade do próximo período de chuvas.

Saiba mais
ANUT realiza 6ª reunião do GT Painel Logístico

25/05/2023

Notícias

ANUT realiza 6ª reunião do GT Painel Logístico

Foi realizada no último 23/maio, a 6ª reunião do GT Painel Logístico, com participação de 20 associados representando 11 associados. A próxima reunião do Grupo está agendada para 20/junho.

Saiba mais