CAF aprova acordo de cooperação técnica para relicitação da Malha Oeste

CAF aprova acordo de cooperação técnica para relicitação da Malha Oeste

CAF aprova acordo de cooperação técnica para relicitação da Malha Oeste

Notícias

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) vai cooperar tecnicamente na estruturação da nova concessão da ferrovia Malha Oeste. A liberação de até US$ 3 milhões para o projeto foi aprovada pelo banco na terça, dia 12/01. Os recursos, não reembolsáveis, são provenientes do Programa de Pré-Investimento de Infraestrutura regional (CAF-PPI). A relicitação da Malha Oeste foi qualificada no PPI em dezembro último.

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos solicitou ao CAF, em outubro de 2020, o apoio técnico e financeiro para contratar consultores e elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e jurídica, para o processo licitatório da nova concessão da ferrovia Malha Oeste.CAF aprova acordo de cooperação técnica para relicitação da Malha Oeste

‘O financiamento dos estudos do projeto da Malha Oeste para viabilizar uma nova concessão é fundamental pois trata-se de um empreendimento com grande potencial de integração regional, através de uma interconexão ferroviária bioceânica que visa unir os portos do Atlântico e do Pacifico, diminuindo, assim, os custos logísticos e fomentando a complementariedade econômica entre Brasil, Bolívia e Paraguai. Além disso, quando concedida, a Malha Oeste terá um papel relevante para impulsionar a utilização das hidrovias Paraguai-Paraná e Tietê-Paraná’, diz Jaime Holguín, representante do CAF no Brasil.

Com a aprovação, ‘o CAF contratará os consultores junto ao setor privado, além de agregar, ao projeto, a expertise do banco em projetos de infraestrutura e financiamentos, em conjunto com a equipe do governo federal’, disse o banco em nota. O cronograma preliminar do projeto prevê a contratação dos consultores para a realização dos estudos no primeiro semestre de 2021 e a publicação do edital e leilão da nova concessão no primeiro semestre de 2023.

A Malha Oeste é controlada hoje pela Rumo, que também detém as concessões das Malhas Paulista, Norte, Central e Sul. Os trechos da Malha Oeste perpassam os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com 1.973 km de extensão de linhas, em bitola de 1 m.

Em julho de 2020, a Rumo Malha Oeste protocolou, junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), pedido de devolução da concessão nos termos da Lei nº 13.448/2017 e regulamentado pelo Decreto nº 9.957/2019. O procedimento licitatório da Malha Oeste será executado pela ANTT, assim como acontece nas demais concessões de ferrovias.

‘A nova licitação da concessão da Malha Oeste é a oportunidade para que uma nova concessionária, em um novo contrato de concessão, realize os investimentos para a modernização e ampliação da ferrovia. Além disso, um novo processo licitatório permitirá a atualização do contrato de concessão com base nas melhores práticas regulatórias vigentes’, explica o Secretário de Parcerias em Transportes do PPI, Thiago Caldeira.

Fonte: Revista Ferroviária

Posts Relacionados

ANUT participa de Audiência com o Ministro dos Transportes

17/03/2023

Notícias

ANUT participa de Audiência com o Ministro dos Transportes

Foi realizada ontem, 16/março, na Esplanada dos Ministérios em Brasília, Audiência com o Ministro dos Transportes Renan Filho para apresentar o Conselho Diretor da ANUT e tratar de temas de interesse dos associados. […]

Saiba mais
ANUT participa do P3C (PPP e Concessões)

06/03/2023

Notícias

ANUT participa do P3C (PPP e Concessões)

O Presidente Baldez participou no último 28/fevereiro, em São Paulo, como moderador do P3C (PPP e Concessões) – Painel “RODOVIAS: O QUE É PRECISO FAZER PARA QUE O RCR ATINJA SEUS OBJETIVOS?” O […]

Saiba mais