BNDES foge de sua política para viabilizar a Ferrogrão, diz secretário do PPI

BNDES foge de sua política para viabilizar a Ferrogrão, diz secretário do PPI

BNDES foge de sua política para viabilizar a Ferrogrão, diz secretário do PPI

Notícias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fará alterações em sua política operacional para tornar viável o projeto da Ferrogrão. A declaração é do secretário de Coordenação de Projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Tarcísio Gomes de Freitas, que participa do segundo dia do 15º Fórum Latino-Americano Brasileiro de Liderança Estratégica em Infraestrutura.

Segundo o secretário, o funding do projeto da ferrovia está sendo estruturado de modo a chegar a 80% da alavancagem. Para isso, os prazos de amortização e carência serão maiores do que o banco está acostumado a trabalhar. “Se usássemos a política operacional do banco, ficaríamos estacionados na casa dos 50%, 60%”, afirmou.

Tarcísio Gomes de Freitas avalia que o projeto da ferrovia é “extremamente desafiador” do ponto de vista ambiental e de funding, e por isso demanda soluções criativas. Nesse sentido, ele destaca que o governo tem se debruçado sobre a matriz de risco da Ferrogrão. “Será completamente diferente da matriz de risco de outros projetos, a gente vai mergulhar muito mais na questão no compartilhamento de risco”.

Outras inovações também serão colocadas pelo governo, disse o secretário, como situações de extinção do contrato sem penalidade, e sem caducidade no caso de não atingimento do funding ou de não licenciamento.

O secretário reforçou que o empreendimento da Ferrogrão teve a aprovação do ministro do Meio Ambiente para ser qualificado no PPI, de modo que o balanço ambiental para o projeto é “claramente positivo”. “A outra opção é a BR-163. Estaremos substituindo o transporte rodoviário pelo ferroviário, o que tem benefícios ambientais do ponto de vista de emissões e eficiência energética”.

O Ferrogrão contará com uma extensão de mais de mil quilômetros, conectando a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao Estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba.

 

Fonte – Isto é / Revista Ferroviária

Posts Relacionados

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

27/01/2023

Notícias

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

🗓️ Confira as datas: 27 de Fevereiro | Abertura e Premiação | Presencial | B3 28 de Fevereiro | Conferência | Presencial | Centro de Convenções Frei Caneca 🚨Informações https://lnkd.in/dnytsxEc

Saiba mais
Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

27/01/2023

Notícias

Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

Após o período de testes e ajustes nos equipamentos, cobrança efetiva deve acontecer a partir de março A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR RioSP, concessionária responsável pela BR-116/101/RJ/SP, iniciam, […]

Saiba mais
ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

23/01/2023

Notícias

ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

A sessão pública acontece dia 13/2   AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Deliberação nº 3 que comunica a realização da Audiência Pública nº 2/2023 sobre a proposta de revisão e atualização da […]

Saiba mais