Bahia pressiona TCU por Ferrovia Oeste-Leste

Bahia pressiona TCU por Ferrovia Oeste-Leste

Bahia pressiona TCU por Ferrovia Oeste-Leste

Notícias

O encontro realizado ontem foi, na realidade, uma forma de marcar posição e pressionar o TCU, por conta de uma auditoria feita nas obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Na semana passada, uma auditoria realizada pelo Tribunal recomendou que as autoridades responsáveis pela ferrovia avaliassem a possibilidade de construir apenas o trecho final do projeto, de 500 quilômetros, entre Caetité e Ilhéus, no litoral baiano. Outros dois trechos – de também 500 quilômetros cada um – ficariam para outro momento.

Basicamente, o que o TCU fez foi apenas uma sugestão, sem nenhum tipo de decisão sobre o assunto.

A ideia, no entanto, foi suficiente para mobilizar toda a bancada local e deslocar o governo petista até Brasília.

Depois do encontro com o baiano Aroldo Cedraz, o governador Rui Costa disse que o resultado da reunião foi positivo e que a Fiol será construída em toda a sua extensão de 1,5 mil quilômetros, entre Ilhéus e Figueirópolis, no Tocantins. Costa fez ainda uma crítica à atuação de fiscalização do Tribunal que, segundo ele, acaba por inibir gestores e a execução de obras.

Pânico. “Hoje se criou um pânico no País inteiro. Nenhum gestor público ou dirigente de empresa quer assinar documento. Todo mundo quer mais relatório, mais parecer e o País está parando, milhares de pessoas sendo desempregadas, o povo sofrendo por conta desse excesso de controle”, afirmou Costa.

A ferrovia, prevista para ser entregue em julho de 2013, viu seu prazo ser dilatado em cinco anos e agora é esperada para 2018. O preço da obra já saltou de R$ 4,3 bilhões para R$ 6,5 bilhões.

O TCU, com a auditoria, tinha a intenção de checar o custo-benefício de se fazer toda a ferrovia ou apenas parte do projeto. O trecho de Caetité até Ilhéus é o mais avançado, com 60% de execução física. O trecho final, de outros 500 quilômetros, ligaria a estrada de ferro à Ferrovia Norte-Sul, mas este sequer tem estudo ou licenciamento concluídos.

 

Fonte – O Estado de São Paulo

Posts Relacionados

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

27/01/2023

Notícias

ANUT participará do evento P3C PPP e Concessões no Painel sobre RCR!

🗓️ Confira as datas: 27 de Fevereiro | Abertura e Premiação | Presencial | B3 28 de Fevereiro | Conferência | Presencial | Centro de Convenções Frei Caneca 🚨Informações https://lnkd.in/dnytsxEc

Saiba mais
Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

27/01/2023

Notícias

Free Flow tem início na BR-101/RJ (Rio-Santos) na segunda-feira (30/1)

Após o período de testes e ajustes nos equipamentos, cobrança efetiva deve acontecer a partir de março A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a CCR RioSP, concessionária responsável pela BR-116/101/RJ/SP, iniciam, […]

Saiba mais
ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

23/01/2023

Notícias

ANTT abre Audiência Pública sobre o Vale-Pedágio obrigatório

A sessão pública acontece dia 13/2   AAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou a Deliberação nº 3 que comunica a realização da Audiência Pública nº 2/2023 sobre a proposta de revisão e atualização da […]

Saiba mais