A ‘terceira onda’ das concessões

A ‘terceira onda’ das concessões

A ‘terceira onda’ das concessões

Notícias

Com o esperado fim da interinidade de Michel Temer (PMDB) no Palácio do Planalto, uma “terceira onda” do setor de concessões está sendo formada, a partir do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). E embora não seja possível avaliar o tamanho e força dessa onda, o que o mercado já sabe: ela poderá ser “surfada” por empresas que já operam no setor de concessões e passaram ilesas da Lava Jato. Outras que poderão ser beneficiadas, segundo o advogado André Dabus, diretor executivo da AD Corretora de Seguros, são as médias companhias, que poderão se juntar a consórcios para participar dos leilões, bem como as estrangeiras.

Condições melhores

Rodovias, saneamento básico, mobilidade e iluminação pública são as áreas da infraestrutura que vão oferecer oportunidades de negócios nessa “terceira onda” das concessões. Ainda de acordo com André Dabus, o PPI não define claramente como nem quando e quem terá acesso aos empreendimentos que passarão às mãos da iniciativa privada, mas ressalta a modernização do ambiente legal com a intenção de aumento das garantias nas licitações públicas. A “primeira onda” das concessões começou no final da década de 90 até 2044, e a segunda foi a partir de 2005.

Cobrança vai aumentar

A “terceira onda” das concessões é um dos benefícios da concretização do impeachment, na opinião da GO Associados. Mas a nova etapa do governo trará grandes desafios ao governo de transição, principalmente sobre o desempenho na economia. E, sem dúvida, o programa de ajuste fiscal, que já está no “pódio” das disputas político-partidárias – e por que não eleitorais, com 2018 no horizonte? – dos partidos que apoiam a troca de governo. “A ‘guerra’ das dívidas dos estados, travada entre o governo federal e o Congresso, é um sinal do que ainda virá”, ressalta a GO.

Quem larga na frente

PMDB e PSDB largam em vantagem nas eleições municipais deste ano, indica a Arko Advice. Na campanha que começou oficialmente ontem em todo o País, segundo a consultoria, o PMDB tem chances de vitória em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de ser o favorito em Porto Alegre. O PSDB lidera em Belo Horizonte, com chances também na capital paulista. Em Recife, apesar do favoritismo do PSB, os tucanos também podem surpreender. O DEM larga na frente em Salvador; o PDT, em Fortaleza e o PT deve ser derrotado em todas as setes maiores cidades do País.

Digital Health

“Os avanços tecnológicos aplicados à medicina mudam a relação médico-paciente e permitem que procedimentos complexos sejam feitos de forma menos invasiva e com recuperação mais rápida do paciente”, diz Marcelo Felix, Digital Health Strategist do Hospital Israelita Albert Einstein. Felix falará sobre o uso da tecnologia a favor da saúde no Seminário Lide Saúde, hoje, em São Paulo. Organizado pelo Lide – Grupo de Líderes Empresariais, o seminário será mediado pelo presidente da Sociedade Israelita Brasileira Albert Einstein, Claudio Lottenberg.

Ideias importam

“As ideias importam: o excepcionalismo norte-americano no alvorecer da superpotência” é o título do livro que a professora Fernanda Magnotta, coordenadora do curso de Relações Internacionais da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) lança hoje à noite na Livraria da Vila, no Shopping Higienópolis, em São Paulo. Fernanda discorre sobre a longevidade do poderio norte-americano e sua capacidade de manter a estabilidade do sistema internacional. O livro tem como enfoque o chamado “excepcionalismo americano” e a política externa dos EUA no período embrionário de sua liderança – particularmente entre 1917 e 1947. Nele, a autora analisa como elementos religiosos e seculares têm moldado a identidade dos norte-americanos e sua relação com o mundo. O texto ajuda a compreender tanto doutrinas de isolamento, quanto de intervenção ao longo dos anos.

Infraestrutura desportiva

ABB, líder em tecnologias de energia e automação está presente nas obras de infraestrutura desportiva do Rio de Janeiro, construída para a realização de eventos esportivos e de lazer na cidade. A empresa é uma das fornecedoras de equipamentos de eletrificação para fornecimento de energia instalada no Complexo Esportivo de Deodoro, além de instalações em Copacabana, na Barra da Tijuca, sambódromo e estádios do Maracanã e Maracanãzinho. Os fornecimentos somam mais de US$ 650 mil. Entre as soluções de última geração que incluem produtos de baixa tensão, destaque para painéis, componentes, disjuntores, dispositivos de proteção contra surtos e inversores de frequência, conferindo segurança e confiabilidade às estruturas. A segurança é garantida também pela instalação de plugues e tomadas industriais, de fácil instalação e manutenção. Os produtos da ABB foram desenvolvidos com o objetivo de simplificar operações, otimizar a eficiência energética e aumentar a produtividade.

 

Fonte – DCI

 

Posts Relacionados

ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete

07/06/2023

Notícias

ANTT aprova redução dos valores dos pisos mínimos de frete

Variação negativa nos valores ocorre após retração acumulada no preço do Diesel S10 de -5,49% A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (6/6), a […]

Saiba mais
ANUT realiza reunião sobre projeto da Ferroeste

07/06/2023

Notícias

ANUT realiza reunião sobre projeto da Ferroeste

Foi realizada ontem (06/junho) uma reunião entre a Executiva ANUT e FIEP para apresentação do projeto da Ferroeste.

Saiba mais
ANUT faz reunião com VALE/VLI

26/05/2023

Notícias

ANUT faz reunião com VALE/VLI

Executivos ANUT e diversos associados fizeram hoje (26/maio) reunião com a VALE sobre Estrada de Ferro Vitória a Minas.

Saiba mais